Relações complicadas.

Os Millennials ou Geração Y que hoje têm entre de 20-40 anos consumiram 42% de todo vinho bebido nos EUA em 2015. Além disso, 17% daqueles que bebiam vinho gastaram mais de US$ 20 por garrafa, em comparação com apenas 5% dos baby boomers consumidores de vinho que com o avanço da idade diminuem os consumo de bebida alcoólica.

Porém os Millennials têm um gosto por novidades e geralmente favorecem produtores do Novo Mundo, como Chile, Argentina e Nova Zelândia e dentre todos os grupos geracionais, são os menos propensos a comprar o vinho favorito da América: os tintos californianos. E esta infidelidade não está apenas relacionada a regiões produtoras de vinho, porque diferentes tipos de cervejas e destilados também fazem parte deste universo de escolha.

O fenômeno vem atingindo tal proporção que os envolvidos na indústria do vinho dos EUA temem que pela primeira vez em mais de 20 anos o consumo de vinho caia nos Estados Unidos. Mas o que fazer?

A resposta vem do outro lado do mundo, da Austrália, mais precisamente do Barossa Valley através da Jacob’s Creek e do tenista sérvio Novak Djokovic.

2978

Djokovic é conhecido por seus movimentos incríveis na quadra de tênis, o que o transformou no # 1 no ranking do mundo do tênis e o fez 3 vezes consecutivas o vencedor do Aberto da Austrália.

No entanto, pouco se sabe sobre a vida privada desta estrela do tênis – até agora. A marca de vinhos australianos Jacob’s Creek, irá mostrar ao público uma visão muito particular sobre a vida de Djokovic fora das quadras, mergulhando na vida do astro de 28 anos de idade e  mostrando detalhes de sua vida particular.
O ‘Made By …” foi produzido em estilo documental, na cidade natal do tenista, Belgrado na Sérvia e celebra as pessoas, os lugares e as paixões que fizeram de Djokovic o campeão de tênis que ele é hoje. A série leva os espectadores ao início da jornada de Djokovic desde a dureza da  guerra na Sérvia, a dedicação incondicional à sua primeira treinadora, Jelena Gencic, até às cruciais vitórias no Aberto da Austrália e Wimbledon.

Derek Oliver, diretor global de marketing da Jacob Creek, disse: “A Jacob’s Creek tem uma relação de longa data com o tênis profissional e Djokovic personifica o espírito autêntico que celebramos. Ambos, Jacob’s Creek e Djokovic estamos orgulhosos do que estamos fazendo juntos. A campanha ‘Made By …’ é uma evolução da anterior.” Ele se refere à extremamente bem sucedida campanha estrelada pela lenda do tênis Andre Agassi.

Comentando a sua participação no filme, Djokovic disse:”A parceria com a Jacob’s Creek me deu a oportunidade de contar ao mundo a minha história pela primeira vez, mostrando o que me inspira e tudo que contribuiu para o que sou hoje.”

A parceria com Djokovic é parte da plataforma de patrocínio global da empresa, que inclui o Aberto da Austrália, Wimbledon e o Aberto da China.

Novak-Djokovic-Made-By-Film

Made by ….

A marca australiana Jacob’s Creek, não é muito conhecida por aqui, mas é uma das 10 marcas de vinho líderes globais, oferecendo vinhos de qualidade com grande expressão varietal. A marca foi lançada em 1976 e leva nome de onde foram plantadas as primeiras vinhas nas margens do Jacob Creek em 1847, sendo assim, o primeiro vinhedo comercial de Barossa Valley.

Na Austrália, a Pernod Ricard, hoje detentora da Jacob’s Creek, é um membro da DrinkWise, uma organização independente, sem fins lucrativos, focada em promover uma cultura de beber de maneira mais saudável e mais segura no país. O site deles é o Drinkwise e traz informações e fatos sobre o álcool e seu consumo.

Mas o que eu acho mais legal mesmo é a identificação da trajetória do tenista com as aspirações dos Millenials, uma geração que encarou a entrada no mercado de trabalho ou sua ascensão em meio a uma das maiores crises económicas globais e que por isso valoriza o esforço, a parcinomia e a diversidade.

Porém, alguma coisa na ligação entre o vinho e o esporte me incomoda. E a você?

Fontes:

Cheers millennials drink almost half wine bought America

Millennials are Ruining the American Wine Industry

Millennials top USs in wine consumption

Anúncios