As Aldeias Históricas de Portugal abrem em junho o ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”

Música, gastronomia, animação de rua, História e estórias, oficinas e muita, muita festa são os traços comuns que vão ligar as 12 aldeias, cada uma com a sua personalidade característica e singular, mas que em conjunto oferecem experiências únicas aos visitantes. Serão nove meses de grande animação que levarão milhares de visitantes às 12 Aldeias Históricas de Portugal.

O programa, que começa em Sortelha, em 29 e 30 de junho e acaba em Belmonte, em dezembro, tem a duração mínima de dois dias em cada localidade e contará com a participação ativa da comunidade em que acontece, em estreita colaboração com artistas profissionais. São 12 eventos, onde os participantes serão convidados a serem residentes temporários. Será também dado um foco especial à especificidade dos produtos distintivos das aldeias.

O programa de animação a realizar em Piódão tem por tema central “Estrada Real: A Longa Caminhada”. A organização explica que o evento recorda as dificuldades que sentiam os comerciantes medievais que, em carros de bois, transportavam produtos entre Coimbra e a Covilhã, num percurso pela Serra do Açor que tinha tanto de agreste e perigoso como de encantador.

O ciclo começa em Sortelha (28 e 30 de junho) e prossegue com eventos em Piódão (06 e 07 de julho), Linhares da Beira (12 a 14 de julho), Marialva (20 e 21 de julho), Castelo Novo (27 e 28 de julho), Castelo Rodrigo (06 e 07 de setembro), Castelo Mendo (20 e 21 de setembro), Trancoso (04 a 06 de outubro), Idanha-a-Velha (01 a 03 de novembro), Monsanto (08 a 10 de novembro), Almeida (21 e 22 de dezembro) e Belmonte (27 a 30 de dezembro).

Você pode desfrutar do melhor das Aldeias históricas de Portugal através dos nosso pacotes: Vindimas no Dão e No Topo da Serra da Estrela.

Fonte: https://www.dn.pt/portugal/interior/ciclo-12-em-rede—aldeias-em-festa-anima-aldeias-historias-ate-dezembro-9256131.html